Início Sobre o Seguro Auto Como é calculado o preço do seguro de meu veículo?

Como é calculado o preço do seguro de meu veículo?

Author

Date

Category

Cotar seguro para automóveis não pode ser descrito como uma tarefa aventureira, mas é cada susto que a gente leva, não é mesmo?! Isso acontece porque os fatores que compõem os preços das seguradoras são múltiplos, e cada seguradora dá um peso diferente a cada um deles, como idade, sexo do condutor, modelo do veículo, local onde costuma estacionar o carro, zona da cidade onde mora, tipo de residência etc.

Mas por que tantos fatores são levados em conta?

Além de uma porcentagem sobre o preço do veículo, a seguradora também calcula os riscos a que o automóvel (ou qualquer outro bem que você vá segurar) está submetido. Por isso, na hora de contratar seguro auto, você precisa responder a tantas perguntas e formulários.

Assim, é feito um cruzamento das informações que você passou sobre a sua vida e sobre o automóvel, com as estatísticas de ocorrências dos bancos de dados. Essa base de dados é atualizada mensalmente, mas cada empresa possui uma base de dados própria, por isso, os preços costumam variar tanto.

Com é calculado o preço do seguro

Veículo que deseja segurar

O ponto de partida para o cálculo do seu seguro auto, é sempre o valor do automóvel – claro. Por isso, quanto maior o valor de seu veículo, mais caro será o valor mostrado quando você for cotar seguro para o seu carro. Isso porque a indenização a ser paga pela seguradora em caso de roubo, incêndio, colisão, ou qualquer outro sinistro.

Quer um exemplo? Um carro no modelo Palio Adventure, pode ser considerado de alto risco em uma seguradora, pois tem um histórico de muitos sinistros deste veículo, e de risco médio em outra, que não teve tantos sinistros.

CEP de Pernoite

Na hora de cotar seguro, geralmente as seguradoras perguntam qual o CEP de pernoite, mas por quê? Grandes áreas urbanas tendem a ter taxas mais altas de criminalidade, e as seguradoras consideram que os moradores dessas áreas têm mais risco de sofrer com roubo, que os moradores de cidades ou bairros menores.

Idade e Experiência

Isso pode parecer um choque, mas ser xófem pode ser considerado um risco para algumas seguradoras 😱. Isso porque, quanto mais jovem ou inexperiente você for ao volante, maior é a probabilidade de colisão.

Histórico de ocorrências

As seguradoras contam com bases de dados internas e externas para saber por quantos sinistros você já passou. Quanto mais ocorrências de colisão, roubo ou pontuação em carteira, maior é o seu risco, e maior o preço do seguro de seu veículo.

Uso do Veículo

Veículos de uso comercial, como aqueles usados por motoristas de serviços de táxi, tendem a ter o preço do seguro mais elevado, pois quanto maior o uso do carro, maiores as chances de colisão ou roubo.

Franquias e Coberturas

Quer pagar menos no valor do seu seguro? Contrate franquias e coberturas maiores!

A franquia é o valor que você deverá pagar, caso acione o seguro, por motivo de colisão, ou reparo, por exemplo. Por isso, quanto maior a franquia, menor será o preço do seguro auto.

Quer saber qual seria o valor do seu seguro auto com uma seguradora em São José do Rio Preto? Venha fazer a sua cotação no site da On Me.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recent posts

Recent comments