Início Dicas para o motorista Quais São as Principais Causas da Batida de Carro?

Quais São as Principais Causas da Batida de Carro?

Author

Date

Category

A batida de carro pode ser evitada com pequenas atitudes no trânsito. O uso do cinto de segurança, dar seta ao ultrapassar um carro e mudar de faixa e manter uma distância segura de outro veículo são só algumas que podem salvar vidas.

Conheça no artigo de hoje quais são as principais causas das batidas e passe a evitá-las!

Batida de carro — conheça as principais causas

De acordo com Observatório Nacional de Segurança Viária, o Brasil é o país que mais sofre com mortes no trânsito, estando na frente da China, Alemanha e Austrália. As principais causas são:

1. Excesso de velocidade

De acordo com uma Pesquisa do Departamento de Trânsito Britânico, quando ocorre uma colisão com uma carro acima de 64 km/h, 85% das pessoas presentes no veículo morrem e as outras 15% sofrem algum tipo de lesão. 

Quanto mais alta for a velocidade do automóvel, maior será o impacto. Quando uma batida de carro acontece, ocorrem três tipos de colisões: a do carro em si, a dos passageiros com o interior do carro e a dos órgãos internos das pessoas contra o próprio corpo. 

Por isso, respeitar a velocidade permitida no trânsito é muito importante e quem não a cumpre, infringe uma lei que implica em multa gravíssima. 

2. Uso do celular

Falar ao telefone, seja com a mão no aparelho ou no viva-voz, desconcentra o motorista. Por isso, mexer no celular durante o trânsito é proibido e também uma infração gravíssima. 

Além da redução de concentração, o motorista coloca em risco sua própria vida e a de outras pessoas — sejam elas suas passageiras ou não. 

Um grande erro é pensar que os fones de ouvido são uma boa alternativa para quem precisa falar ao celular enquanto dirige. Esses dispositivos, além de prejudicar a audição da pessoa, impossibilita que ela escute sons externos, como o som de buzina, por exemplo, que pode evitar um sério acidente. 

3. Falta de revisão dos veículos

Problemas com pneus gastos, freios, folga de direção e suspensão podem ser fatores perigosos ainda mais em rodovias. 

Fazer uma revisão completa a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros rodados, é uma boa forma de evitar batida de carro e, consequentemente, acidentes desnecessários.  

4. Fadiga, sono e cansaço

Dirigir com sono, cansado, com problemas emocionais e depois de ter ingerido remédios, como os destinados à problemas de insônia, por exemplo, é muito perigoso, pois reduz o tempo de resposta do motorista e pode fazer com que ele saia da sua faixa de trânsito.

Além disso, também pode  fazer com que o condutor fique com “o pensamento longe”, se distraindo do presente. 

5. Consumo de bebidas alcoólicas

A batida de carro ocasionada pelo consumo de bebidas alcoólicas ou de outra substância psicoativa é uma das causas mais comuns de acidentes de trânsito. 

Conduzir um veículo com a capacidade psicomotora alterada, ocasiona em pena de seis meses a três anos, multa, suspensão ou proibição de obter a habilitação para dirigir novamente.

Na OnMe, se você for um condutor consciente, tem chances de obter muitos privilégios na seguradora, como a diminuição do valor do seu plano! Tudo isso pode ser metrificado e analisado por meio de um dispositivo de telemetria, que consegue identificar o comportamento do motorista enquanto dirige. 

Gostou da ideias? Então acesse o site e veja ser um de nossos segurados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recent posts

Recent comments