Início Dicas para o motorista Faça sua Parte para Garantir um Trânsito Seguro nas Cidades

Faça sua Parte para Garantir um Trânsito Seguro nas Cidades

Author

Date

Category

Apesar de acidentes fatais terem reduzido muito nos últimos anos de acordo com o Ministério da Saúde — em 2018 houve uma queda de 27,4% se comparado aos últimos seis anos — ainda há muito o que fazer para alcançarmos um trânsito seguro. 

A rotina agitada, a desatenção e a imprudência podem ser algumas das causas para os acidentes em estradas e ruas da cidade. 

Vamos descobrir como fazer a nossa parte para garantir cada vez mais segurança no trânsito? Acompanhe algumas atitudes básicas abaixo!

O que fazer para um trânsito seguro?

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2016 o Brasil mostrou que o excesso de velocidade, a ingestão de bebidas alcóolicas, o desrespeito com as sinalizações e o sono eram as principais causas dos acidentes de trânsito.

Não é difícil manter uma postura consciente enquanto dirige. O trânsito seguro já faz parte de alguns países em que os índices de fatalidades são cada vez menores, como é o caso das Ilhas Maldivas, Holanda e Suíça.

Algumas atitudes são essenciais para garantir não só a sua, mas a segurança de todos a sua volta.  

Não mexa no celular

Por mais que algumas vezes pareça tentador, usar o celular durante o trânsito é muito perigoso, mesmo  parado no semáforo. A conversa pode desviar sua atenção da via e causar um acidente gravíssimo, além de levar uma bela multa por desrespeitar uma lei.

Se você preza por um trânsito seguro, deixe para fazer aquela ligação quando chegar em casa ou mandar a mensagem em um momento mais propício. 

Pequenas atitudes fazem toda a diferença. Faça a sua parte!

Mantenha distância

Lembra das aulas de autoescola em que o seu instrutor aconselhava você a ficar em uma distância segura do veículo da frente? Pois bem, jamais fique “grudado” em outros carros, pois você não sabe quais serão suas ações.  

O recomendado em vias de 30 km/h, é manter uma distância de nove metros antes de começar a frear. Caso seja difícil para você saber se está mantendo a distância corretamente, preste atenção se consegue enxergar os quatro pneus do veículo.

Caso a resposta seja afirmativa, parabéns, você está seguro para se prevenir de possíveis imprevistos!

Esteja 100%

Dirigir estressado, depois de ter tomado remédios que induzem ao sono ou depois de ingerir bebidas e substâncias químicas, pode ocasionar em acidentes de trânsito.

Para um trânsito seguro, certifique-se que você tenha total controle das suas ações motoras, para que seus reflexos não sejam prejudicados. Além disso, conferir a regulagem do banco, pedais e volante também é uma atitude de quem preza por um trânsito consciente.

Não se esqueça que dirigir com os sapatos adequados também é outra atitude básica. Esqueça dos chinelos, rasteirinhas e salto alto!

Faça manutenção preventiva

Esteja ciente da condição do seu veículo. Há quanto tempo você não o leva para trocar óleo, calibrar pneus ou checar a bateria? 

Não espere algum tipo de problema acontecer para realizar a troca. Faça a manutenção preventiva e garanta um ambiente seguro para todos!

Bons motoristas merecem os melhores preços. É por isso que na OnMe quem é um condutor consciente pode ter até 20% do valor do seu plano reduzido. Confira as vantagens e a oportunidade no site da OnMe Seguros!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recent posts

Recent comments