Início Mecânica Automotiva Como Economizar Gasolina Monitorando a Aceleração de Seu Carro?

Como Economizar Gasolina Monitorando a Aceleração de Seu Carro?

Author

Date

Category

Saber como economizar gasolina do carro é uma dúvida muito comum entre os condutores de automóveis. A verdade é que não existe nenhuma fórmula para realizar tal feito. Algumas atitudes simples como ser um motorista consciente, realizar a manutenção correta e escolher o combustível ideal na hora de abastecer, já podem ajudar muito nessa tarefa. 

Como economizar gasolina?

Um dos principais fatores que influenciam em como economizar gasolina é o excesso de velocidade. Quanto mais rápido o carro estiver, mais ele consumirá combustível. Além disso, se o seu carro é manual, as marchas também podem influenciar. 

Imagine que você está em uma via a 30 km/h na quarta marcha e uma outra pessoa na mesma via a 110 km/h, mas na terceira marcha. Quem você acha que está consumindo mais? Neste caso, as duas! Isso porque em ambas as velocidades, o carro está fazendo um esforço muito maior do que o necessário. 

O ponto-chave é saber equilibrar entre velocidade-marcha. Sem falar que essa atitude pode danificar o motor e a caixa de marchas.

Vamos conferir algumas atitudes que podem contribuir para a real economia da gasolina do seu carro? Confira!

Evite sobrecarregar o carro com peso extra

Um carro mais pesado, automaticamente, precisa de mais força para se movimentar, ou seja, mais gasolina. Quando for viajar, por exemplo, verifique o peso máximo permitido de cargas no manual do seu veículo. 

Geralmente, um peso extra entre 40 a 48% resulta em um aumento de 2% no consumo de combustível. 

Monitore a aceleração

Tente evitar ao máximo as aceleradas bruscas e desnecessárias. Como falamos logo no início, quanto mais esforço o carro fizer mais ele irá gastar gasolina. Imagine que você está dirigindo por uma rodovia em uma frequência média de 70 km/h e rapidamente acelera para 100 km/h para uma ultrapassagem. 

Essa ação faz com que o consumo de combustível aumente. Por isso, relaxe e desacelere dentro da cidade também. Nem sempre é necessário usar a “força máxima” do carro.

Mantenha os vidros das janelas fechados

Uma ótima solução para quem quer saber como economizar gasolina é manter as janelas fechadas. Os vidros abertos influenciam na aerodinâmica do carro, que gera mais atrito e consome mais energia. 

Se você for viajar, opte sempre pelos vidros fechados. Mas, lembre-se de usar o ar-condicionado com moderação, pois ele também consome grande parte da gasolina do carro.

Seja um motorista consciente

Diminuir antecipadamente a velocidade perto de faixas de pedestre e semáforos pode auxiliar na economia da gasolina, isso porque evita as freadas bruscas e desnecessárias. A famosa “tesoura” entre os carros também deve ser evitada, além de aumentar o consumo aumenta as chances de acidentes nas vias.

Os bons condutores têm seu espaço garantido na OnMe Seguros, além de claro, vantagens exclusivas que só uma seguradora auto moderna pode dar. Conheça nossos planos de seguro auto e os benefícios de ser segurado pelo novo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recent posts

Recent comments