Início Dicas para o motorista 4 Dicas de Manutenção de Carro que Você Pode Fazer HOJE

4 Dicas de Manutenção de Carro que Você Pode Fazer HOJE

Author

Date

Category

Tão importante quanto dirigir com prudência e atenção é avaliar com frequência as condições do automóvel. Ao fazer a correta manutenção do carro, você evita uma série de problemas que poderiam estragar a sua viagem. 

De acordo com a NovaDutra, concessionária responsável pela rodovia, em 2018 foram registrados mais de 23 mil ocorrências por panes. O número poderia ser muito menor, se os motoristas checassem o carro antes de sair de casa. 

Como fazer a manutenção do carro

Existem diversos aspectos do carro que merecem ser verificados com frequência. Pensando nisso, a OnMe preparou uma lista para ajudar você a se organizar e dirigir com mais segurança!

1. Pneus

Embora o desgaste dos pneus seja normal, não é recomendável andar com eles quando estão carecas, isto é, totalmente lisos. A lei exige que as ranhuras tenham sulcos de ao menos 1,6 mm. 

Caso os pneus não tenham o mínimo recomendado, atenção! Em dias de chuva, o carro pode rodar sem controle, por causa da falta de sustentação com o solo. Então, se perceber que os pneus estão sem as ranhuras, é importante fazer a troca deles. 

2. Óleo

Verificar o óleo é uma tarefa bastante simples, mas que muitos condutores deixam para depois. O indicado é que você faça a troca desse fluido de acordo com o manual do fabricante. 

Além disso, se o nível do reservatório estiver baixo, é recomendável completá-lo até a marcação da vareta. Cabe destacar que a medição do óleo não deve ser feita com o motor ligado, pois pode causar queimaduras. 

3. Água

Assim como o óleo, a água não deve ser negligenciada. Se o radiador ficar sem ela, corre o risco de ficar superaquecido e prejudicar todo o motor. 

Para resolver essa questão, é bastante fácil. Com o carro desligado, encontre o reservatório de água e preencha-o até o nível recomendado. Em poucos minutos, você evita que o automóvel sofra com danos caríssimos e garante tranquilidade para dirigir. 

4. Freios

Ao perceber qualquer ruído ou trepidação ao brecar, é necessário consultar um mecânico de confiança. Esses sinais podem indicar problemas nas pastilhas ou em outro componente — e em casos graves prejudicar a segurança no trânsito. 

O fluído do freio também é um aspecto que merece atenção especial. Em geral, ele deve ser substituído a cada 20 mil km. Quando a troca não ocorre, o motorista pode sentir dificuldades para parar o veículo, pois algumas peças podem estar oxidando. 


Que tal começar a aplicar as nossas dicas agora mesmo? Você vai ajudar o seu carro a durar mais, além de garantir segurança para toda a sua família. Para ler outros conteúdos assim, acompanhe o blog da OnMe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recent posts

Recent comments