Início Dicas para o motorista Beba com Moderação — Por Que Direção e Bebida não Combinam?

Beba com Moderação — Por Que Direção e Bebida não Combinam?

Author

Date

Category

“Beba com moderação”, esse, possivelmente, é o conselho mais comum que uma pessoa recebe após a ingestão de bebidas alcóolicas, não é mesmo?

Você já deve saber que o Código de Trânsito Brasileiro atribuiu à Lei Seca a proibição do consumo de bebidas alcóolicas antes de dirigir. O motorista flagrado com mais de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue comete uma infração gravíssima e perde o direito de dirigir. 

Mesmo assim, o número de adultos que dirige após a ingestão de bebidas alcoólicas aumentou 16% entre os anos de 2011 e 2017. Entre eles, 11,2% possuem a faixa etária de 25 a 34 anos, segundo o levantamento do Ministério da Saúde.

Beba com moderação — 3 coisas que você deve saber antes de pegar na direção

Direção e bebida são duas coisas que definitivamente não combinam. Muitas pessoas acreditam que um ou dois copos de cerveja, por exemplo, não fazem diferença nos seus reflexos e coordenação motora. Será mesmo? 

De acordo com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em 2015, 42,9% dos acidentes fatais de trânsito foram causados pela bebida. 

Portanto, consumir bebidas alcóolicas e pegar na direção não só coloca a vida do motorista embriagado em risco, mas, também, a de outras pessoas. 

Confira agora alguns fatos que você precisa saber antes de pensar em dirigir após ingerir álcool:

1. Perda da capacidade psicomotora

O consumo de álcool em excesso causa efeitos negativos no nosso sistema nervoso, causando a perda da coordenação motora e do autocontrole. Além disso, a diminuição da capacidade de discernimento, reflexos mais lentos, redução de força, diminuição da paciência e problemas de movimento, são outros efeitos causados pela ingestão.

2. Os efeitos colaterais são piores sem ter consumido comida antes

É fato que cada organismo reage de um jeito, mas é cientificamente comprovado que ficar sem comer pode fazer com que o álcool chegue mais depressa na corrente sanguínea. Ou seja, se quer um conselho, beba com moderação e jamais em jejum. 

3. Causa acidentes gravíssimos

Por conta dos reflexos lentos e da diminuição da capacidade de discernimento, eventos simples como o desvio de um objeto na via, pode causar um acidente fatal por conta da falta de compreensão do momento. 

A percepção lenta pode causar uma colisão, por exemplo, e levar, muitas vezes, a uma fatalidade. 

Bons condutores na OnMe

Se você se encaixa no quadro de bons condutores, a OnMe quer ter você como segurado. Na nossa seguradora, você tem total liberdade de escolher aquilo que deseja, além de poder reduzir seu plano em até 20% de acordo com seu perfil de condutor. 

Entre no nosso site e conheça as vantagens das seguradoras modernas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recent posts

Recent comments