Início Mecânica Automotiva Por Que Você Precisa Estar Atento à Manutenção dos Seus Faróis e...

Por Que Você Precisa Estar Atento à Manutenção dos Seus Faróis e Lanternas?

Author

Date

Category

Os faróis e lanternas são itens indispensáveis para garantir a segurança no trânsito, uma vez que iluminam as vias e auxiliam nas ações do carro, como, por exemplo, ao dar ré ou seta. 

É essencial fazer a manutenção desses acessórios, sendo que o condutor está sujeito à multa caso circule por uma via sem a iluminação correta. Confira como se atentar e garantir a segurança de todos por meio de atitudes básicas. 

Como cuidar de faróis e lanternas?

Com o passar do tempo, é normal que os faróis e lanternas percam um pouco do seu brilho natural e adquiram uma tonalidade amarelada. Isso acontece porque, hoje em dia, o material utilizado para proteger a lâmpada é feito de acrílico ou plástico.

Apesar de serem duráveis, se constantemente expostos ao sol, deixam a superfície amarelada, dando a impressão de embaçamento. Ou seja, pode prejudicar a direção do condutor reduzindo a sua visibilidade. 

Para cuidar corretamente desses itens, faça sempre a revisão de todas as lâmpadas e jamais circule com alguma queimada. Caso aconteça com você, faça a troca imediatamente, pois a infração é média e o condutor pode levar até quatro pontos na CNH.  

Além disso, faça a regulagem dos faróis a cada seis meses e confira a vedação para impedir a entrada de água e, consequentemente, a queima da lâmpada automotiva. 

Agora que você já sabe como cuidar, confira os momentos certos que os faróis e lanternas devem ser acionados: 

Farol baixo do pôr do sol ao amanhecer

Se você não tem o hábito de acender o farol baixo, mesmo na cidade, do pôr do sol ao amanhecer, saiba que você está infringindo uma lei. Ainda que você use a lanterna como forma de luminosidade, a atitude é muita perigosa, pois não ilumina de forma adequada. 

Os outros carros podem não enxergar o seu veículo e causar um acidente que poderia ter sido evitado. Por isso, utilize o farol baixo.

Farol baixo nos dias de chuva

Muitos se enganam ao usar o farol alto em dias de chuva ou neblina. A falsa impressão que a luz forte dá, é que podemos enxergar a via de uma maneira mais clara e precisa. Porém, a alta luminosidade pode refletir nas gotas ou nevoeiro, tornando a visão ainda mais turva. 

A opção é usar o farol baixo juntamente com o auxílio dos faróis de neblina, que ajudam a melhorar a visibilidade das condições das vias.  

Lanternas no embarque e desembarque

Quando um motorista liga a lanterna do carro, significa que ele irá realizar um embarque ou desembarque de passageiros ou cargas durante à noite. Com a luz solar, a lanterna é usada em dias de baixa visibilidade ou chuvas fortes. 

Gostou de saber um pouco mais sobre faróis e lanternas? Então continue acompanhando os artigos do blog da OnMe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recent posts

Recent comments