Início Dicas Não Deixe de Fazer a Manutenção Preventiva em seu Carro! Saiba Como

Não Deixe de Fazer a Manutenção Preventiva em seu Carro! Saiba Como

Author

Date

Category

Muitos motoristas só cuidam do carro quando ele dá algum problema. Consequentemente, eles gastam mais para fazer os reparos, prejudicando o orçamento. Porém, o pior de não fazer a manutenção preventiva é a falta de segurança. 

Andar com os pneus carecas, por exemplo, pode fazer o automóvel derrapar mais facilmente, ocasionando um acidente. Quer um conselho? Não deixe para cuidar do seu carro quando for tarde demais. Confira as nossas dicas!

Manutenção preventiva — quando fazer?

Não existe uma frequência específica para fazer a manutenção preventiva, mas é importante que o seu veículo não passe mais de seis meses longe da oficina mecânica. Se ele for antigo, a atenção deve ser redobrada. 

Antes de pegar a estrada, também é interessante que você cheque faróis e lanternas, alinhamento dos pneus, entre outros.. Assim, você evita problemas no meio da rodovia e não estraga o passeio da família. 

Itens básicos para prestar atenção

Alguns itens podem ser verificados pelo próprio motorista no dia a dia, como:

  • água no radiador: se a água for insuficiente, o motor pode ficar superaquecido e há até o risco de ser fundido. Para evitar essa situação, verifique se o reservatório está preenchido corretamente; 
  • pneus: ao perceber que os pneus estão ficando gastos, não hesite em trocá-los. Trafegar com eles carecas pode colocar a sua vida em risco. Observe também se os pneus estão com a pressão adequada, caso contrário, o carro poderá consumir mais combustível;
  • óleo: assim como a água, o óleo é muito importante, mas nesse caso por lubrificar as peças do motor. Os fabricantes dos veículos recomendam que o líquido seja trocado com frequência. Em alguns carros, a troca deve ser feita a cada 5 mil km ou a cada 6 meses. Atente-se a esse prazo e leve o carro para um especialista quando for necessário. 

Quando fazer a revisão na oficina?

Os itens citados acima podem ser vistos pelo próprio condutor. Mas, uma visita a um profissional não deixa de ser importante.  

O especialista em carros poderá ajustar o alinhamento do automóvel, verificar o filtro de ar e todo o sistema elétrico, além de detalhes no motor que são imperceptíveis para um leigo. Para fazer essa análise, conte com um mecânico de confiança ou peça a indicação de um amigo. 

E aí, qual foi a última vez que você fez a manutenção preventiva do seu carro? Seja um motorista responsável e cuide bem do seu veículo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recent posts

Recent comments