Você provavelmente já escutou alguém falar que prefere dirigir em estradas do que dentro da cidade, não é mesmo? Isso porque pode ser mais prazeroso e até mesmo libertador pegar no volante e não ter que se preocupar com semáforos e lombadas, por exemplo.
Porém, alguns cuidados devem ser tomados. Sabendo disso, preparamos algumas dicas para dirigir que são essenciais na garantia da sua segurança e na de quem está a sua volta. Veja só!
Dicas para dirigir com segurança
Obedecer a sinalização das vias, realizar a manutenção preventiva e dar seta em uma ultrapassagem são só algumas atitudes básicas e essenciais que todo motorista deve ter consciência em realizar.
Somente no feriado de Corpus Christi de 2019, os acidentes nas estradas estaduais aumentaram 50,2%, totalizando 798 ocorrências contra 531 no mesmo feriado do ano passado. Um número muito elevado!
Para que os motoristas tenham mais consciência e pratiquem a direção defensiva, siga as dicas para dirigir que a OnMe preparou:
1. Revisão do veículo
Parece óbvio para você que não podemos dirigir em uma estrada sem antes fazer a revisão do veículo? Verificar o óleo, trocar a água e calibrar os pneus são atitudes simples, mas que podem evitar muitos problemas.
Grande parte dos acidentes está relacionado à imprudência e negligência dos automóveis, de acordo com a Polícia Militar.
2. Atenção redobrada
Se dirigir na cidade já pede muita atenção, nas estradas é preciso ainda mais. Em dias de chuva a atenção na pista deve ser redobrada e o indicado é manter uma distância segura de no mínimo cinco carros entre o seu e o da frente.
E, claro, diminuir a velocidade e usar a lanterna em casos de chuva muito forte.
Além disso, preste atenção na sinalização, como as placas de animais na pista. Caso você presencie a passagem de um animal na rodovia, não utilize a buzina ou farol alto para afastá-los. Acione o pisca-alerta e reduza a velocidade para sinalizar quem está vindo atrás de você.
Essas atitudes podem evitar acidentes gravíssimos. Por isso, cuidado!
3. Ultrapassagens seguras
Um erro muito comum e que causa grande parte das colisões frontais nas estradas é fazer a ultrapassagem em qualquer pista.
Essa ação deve ser feita somente em locais permitidos, ou seja, quando houver a linha horizontal tracejada. Além disso, nunca ultrapasse em curvas. Essa atitude pode levar a suspensão da CNH!
4. Acostamento somente para problemas
Caso você verifique alguma irregularidade com o carro, jamais, em hipótese alguma, pare no meio da pista. O acostamento serve para que rapidamente você dirija o seu carro até lá e evite acidentes.
Não se esqueça de usar o triângulo e o pisca-alerta para deixar os outros motoristas atentos. Mas, lembre-se: jamais transite pelo acostamento, pois a multa é gravíssima.
Gostou das dicas para dirigir da OnMe? Preze por um trânsito seguro e consciente. Faça a sua parte! Para mais conteúdos assim, continue acompanhando o blog da OnMe Seguros!