Início Dicas para o motorista Celular no Trânsito — Uma das Principais Causas de Acidentes de Carro

Celular no Trânsito — Uma das Principais Causas de Acidentes de Carro

Author

Date

Category

Apesar de ser muito útil no dia a dia, o celular no trânsito representa um grande perigo para os motoristas, passageiros e pedestres. Mesmo assim, de acordo com uma pesquisa relacionada ao Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros utiliza o aparelho enquanto dirige. 

Quem tem esse hábito, precisa rever o seu comportamento. Além de arriscar a própria vida, o condutor ainda está sujeito a pagar multas e mais caro pelo seguro. Saiba mais sobre esse tema tão importante!

Por que usar o celular no trânsito é perigoso?

Pode até parecer inofensivo olhar o celular por alguns minutos enquanto dirige, porém, esse comportamento é um dos que mais causa vítimas fatais no Brasil. O uso do aparelho é a terceiro responsável por mortes no trânsito, segundo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. 

A razão é simples de entender: quando o motorista tira os olhos da rua, ainda que por poucos segundos, é como se ele deixasse o carro andar sozinho. Consequentemente, os riscos de sofrer uma batida são grandes!

Por esse motivo, a legislação brasileira mudou em 2016. Antes, os motoristas que usavam o celular no trânsito cometiam uma infração média, sujeita ao pagamento de R$ 130,00. Agora, o mesmo comportamento acarreta uma infração gravíssima, por envolver risco à vida, além do pagamento de R$ 293,00. 

Embora os pontos na carteira e a taxa sirvam de alerta, não é apenas por isso que os condutores devem estar atentos enquanto dirigem. O uso do aparelho pode ocasionar acidentes graves!

Como fazer para evitar o celular no trânsito?

Recebeu uma mensagem ou notificação do seu aparelho? Não deixe que isso prejudique a sua atenção enquanto dirige. Caso seja muito importante responder, faça uma pausa em algum local seguro. Assim, você terá tempo e foco para olhar o celular com calma. 

Mesmo que esteja parado no trânsito, não é recomendável usar o smartphone. Isso pode causar distração e até fazer com que você não perceba o momento que o semáforo abrir para os carros. 

Lembre-se de que, além de evitar acidentes, evitar usar celular no trânsito também ajuda você a ser visto como um motorista responsável pelas seguradoras. Na OnMe, os condutores conscientes, isso é, que não cometem infrações e dirigem com atenção, têm descontos na contratação e renovação do seguro auto

Aproveite mais essa vantagem e venha fazer parte de uma seguradora moderna que entende as suas necessidades. Seja um cliente da OnMe Seguros!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recent posts

Recent comments