Você sabe o que significa e como analisar o valor do seu veículo na tabela FIPE? No artigo de hoje, você vai descobrir como são feitas as análises dos valores e porque ela é a principal referência para a venda e contratos de seguros automobilísticos.
O que é a tabela FIPE?
A tabela FIPE — Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas — é uma organização privada, criada em 1973 e sem fins lucrativos. Ela atua auxiliando em áreas de ensino, projeto, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.
Nela, é possível verificar qual o valor do seu veículo de uma maneira muito mais fácil e rápida. Além dos carros, motos e caminhões também podem ser consultados independentemente se são novos, usados ou seminovos.
A tabela FIPE é atualizada mensalmente, sendo a principal referência de preços para os vendedores e comerciantes de veículos. Serve também como base para o cálculo de seguros e tributos.
Porém, há quem prefira não seguir a tabela e anunciar um determinado veículo com o valor que achar mais justo. Ou seja, exatamente por servir como referência, vão existir valores diferentes tanto para cima quanto para baixo de um mesmo modelo e ano de carro.
Como consultá-la?
Para consultar o valor do seu carro na tabela, basta entrar no site do órgão, clicar na opção “consulta de carros e utilitários pequenos”, indicar o período desejado (mês e ano) para a consulta e depois fornecer informações referentes ao seu carro, como:
- marca;
- modelo;
- ano.
Feito isso, é só clicar em pesquisar. O resultado que aparecer na tela irá indicar o preço médio do seu carro no mercado atualmente.
Roubaram meu carro. Como funciona a tabela FIPE para indenização de seguro?
Há muitas dúvidas referente a indenização do seguro auto e o seu valor na tabela FIPE. O valor é pago referente ao mês do da indenização e a média de preço estabelecida na tabela, não ao valor máximo.
Para entender melhor como funciona, pense no seguinte exemplo: você comprou um carro no mês de abril e o seu valor médio na tabela era de R$ 30.000,00. No mês de outubro ele foi roubado e não encontrado e o valor na tabela tinha baixado para R$ 25.000,00.
O valor do pagamento da indenização será esse do mês de outubro e não referente ao mês que você adquiriu o carro em abril, entendeu?
Gostou de saber como verificar o preço médio do seu carro no mercado? Para mais assuntos assim, continue acompanhando o blog da OnMe!