Você sabe o que é sinistro e quando deve acioná-lo? Muitas vezes, ao contratar um seguro auto, os segurados não se atentam a cobertura oferecida e acabam adquirindo serviços que não precisam ou desconhecem a regulação.
É importante que, no ato da cotação, você conheça bem as situações que a seguradora caracteriza como sinistro, por exemplo, para evitar complicações e estresse futuro.
O que é sinistro?
Basicamente, o sinistro pode ser acionado nas situações de acidentes de trânsito, roubo, furto e incêndio acidental. Ou seja, ocorrências em que o veículo segurado é envolvido de maneira involuntária ou imprevista.
Além disso, pode ser caracterizado em dois tipos: parcial ou integral. O sinistro parcial é quando o veículo sofre uma colisão — ou qualquer outro acontecimento — que não atinja 75% do valor do automóvel.
Já o sinistro integral, é quando o veículo sofre uma ocorrência acima de 75%. Caso isso aconteça, é considerado perda total. Casos de roubo e furto, onde não haja recuperação do carro, também são considerados integrais.
Para entender melhor, nós elaboramos um exemplo, olha só:
Você está dirigindo por uma rua, se distraiu e colidiu o carro em uma árvore. Em razão disso, o seu para-choque foi danificado. O dano considerado é o sinistro parcial. Agora, se a colisão resultou em um conserto que atingiu os 75% do estabelecido, o sinistro é integral.
O que devo fazer caso tenha que acionar o sinistro?
Agora que você já sabe o que é sinistro, ao passar por essa situação, não se esqueça de acionar o seguro auto o mais rápido possível!
Feito isso, a seguradora irá analisar e classificar o ocorrido, o que pode ser dividido em três situações:
- verificação de danos: o automóvel será levado para vistorias, um boletim de ocorrência deverá ser feito assim como outros procedimentos;
- regularização: é realizada uma análise do ocorrido, definindo se o mesmo está coberto ou não;
- liquidação: é quando ocorre o pagamento da indenização estabelecido no plano do segurado ou encerra-se o processo sem indenização.
Em casos de sinistro, como a OnMe Seguros trabalha?
Na OnMe Seguros o nosso segurado nunca sai prejudicado. Caso você se enquadre em situação de roubo e furto, por exemplo, e não encontre o veículo em até duas semanas, nós entramos com o processo de indenização. Agora, se encontrá-lo com 75% de dano, você recebe o valor percentual relativo à sua apólice!
O melhor é que você não fica sem carro. Basta entrar em contato e solicitar o seu reserva por até sete dias!
Gostou de saber o que é sinistro e como funciona o processo? Acesse o site OnMe Seguros e descubra todas as vantagens de ser segurado por uma seguradora moderna. Vem para o novo!