Sabe aquela cena clássica de filme, onde tem um grande engarrafamento, porque uma senhorinha decide dirigir MUITO abaixo do limite de velocidade?
Pode esquecer!
Jovens são piores motoristas que os idosos. Pelo menos é o que fala uma pesquisa realizada pelos cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido, este ano.
Eles analisaram as informações de acidentes de trânsito no país, e perceberam que homens entre 17 e 21 anos (aos 17 anos já é permitido tirar a licença de motorista no Reino Unido) têm de três a quatro vezes mais chances de ter um acidente de trânsito, que um idoso de 70 anos.
Ou seja, é mais seguro que uma velhinha de 70 anos esteja ao volante, que um xófemde 20. Por isso, o seguro de automóvel para jovens pode sair um pouco mais caro que o seguro auto para adultos ou idosos.
Prós e contras
Os cientistas perceberam que homens com idades entre 17 e 21 anos costumam ter maiores problemas com excesso de velocidade, e se envolvem em acidentes por conta disso. Já os motoristas mais velhos costumam ter problemas no trânsito quando se sentem pressionados por outros veículos, e dão sinalização errada, por exemplo.
Tipos de acidentes
Os acidentes de cada faixa etária também têm características diferentes: os sinistros com idosos geralmente são de colisões menores, com menos impacto. No geral, idosos estão mais propensos a se envolver em acidentes com outros motoristas idosos.
Isso acontece porque conforme os idosos perdem algumas habilidades de direção, como audição, ou até mesmo a capacidade de reação, eles compensam sendo cautelosos e pisam menos no acelerador, escolhem horários e vias melhores para trafegar.
Confiras mais dicas como essa no blog da On Me.