Início Mecânica Automotiva Check Up Carro — Quanto Tempo Meu Carro Pode Ficar Parado? 3...

Check Up Carro — Quanto Tempo Meu Carro Pode Ficar Parado? 3 Cuidados Essenciais

Author

Date

Category

Muitas pessoas acreditam que estão conservando um automóvel por deixá-lo parado por um tempo. Afinal, dessa forma, não há desgaste e as peças durarão por mais tempo. Será mesmo? Aprenda alguns cuidados essenciais que você deve ter para um check up de carro. Confira!

Quando fazer o check up de carro?

Geralmente, o check up de carro é feito a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Porém, é importante se atentar a alguns fatores. 

Por exemplo, caso o seu carro tenha ficado parado por dois meses, isto é, sem que ninguém o ligasse, o check up de carro deverá ser adiantado. Isso porque algumas consequências podem ter sido desencadeadas pelo fato de não dar partida nele.

Outro ponto que antecipa a revisão é viajar. Antes de qualquer viagem, é de suma importância checar freios, pneus, motor, entre outras peças do veículo. 

Basicamente, um check up periódico é importante para o bom funcionamento e saúde do automóvel. Imagine que ele é como se fosse os exames de rotina que você também precisa fazer. 

Quanto tempo meu carro pode ficar parado?

Como qualquer máquina, um carro funciona melhor se rodado com frequência. Não caia na ideia de que ligar apenas o motor (rodar a chave na ignição) já está sendo benéfico para a saúde do veículo. Dessa forma, somente uma peça estará sendo beneficiada, o motor. 

O ideal é andar, aproximadamente, cinco quilômetros a cada 15 dias para que os itens de transmissão, caixa de direção, bateria e junta homocinética funcionem corretamente.  Portanto, deixar o carro parado por um mês não é recomendado. 

Como cuidar corretamente do carro?

Algumas dicas básicas podem te ajudar caso você tenha que diminuir a frequência de uso do seu automóvel. Coloque na sua rotina de cuidados: 

1. Renovação de gasolina

Um combustível, principalmente a gasolina comum, tem prazo de validade de três a quatro meses. Por isso, tê-la parada por mais tempo não é o ideal. Renove-a para o bom funcionamento. 

2. Preservação da bateria

A bateria é indispensável para um carro. Se a sua não for muito nova, é interessante rodá-la cerca de 10 a 30 minutos para que não perca sua força. Dar algumas voltas no quarteirão já está de bom grado!

3. Ligue o ar-condicionado

Um ar-condicionado parado pode ser o espaço perfeito para a proliferação de fungos e bactérias, por conta da umidade ali armazenada. Aproveite que ligará o seu carro, para a preservação da bateria, e ligue também a ventilação. 

Viu como pode ser simples manter o bom funcionamento do seu veículo? Para mais dicas assim, siga o blog da OnMe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recent posts

Recent comments