Início Mecânica Automotiva O Que é Cambagem de Pneus e Quando Fazer?

O Que é Cambagem de Pneus e Quando Fazer?

Author

Date

Category

Você sabe o que é cambagem de pneus e quando fazê-la? Esse assunto é bastante discutido e, até mesmo, um pouco polêmico, já que algumas pessoas são contra a regulagem do camber. 

Descubra o que é e quando saber se o seu veículo precisa de uma ida ao mecânico!

O que é cambagem de pneus?

A cambagem de pneus tem como finalidade distribuir o peso do carro pela banda de rodagem. Ou seja, as rodas do carro possuem uma relação com o eixo perpendicular do solo, e a cambagem é o processo de ajustar esse ângulo.

Para saber se o seu automóvel está desalinhado, verifique como as rodas estão inclinadas. Se elas estiverem voltadas para a parte interna do veículo, significa que o camber está positivo. Agora, se estiverem para fora, negativo. Ainda há o camber desigual, que é quando o carro começa a pender para um dos lados. 

Porém, não é tão simples assim “desajustar” o camber. É preciso de um impacto muito forte, como uma colisão lateral, para realizar tal feito. 

Quando saber se a cambagem está alinhada?

Observe as rodas do seu carro. Se todas estiverem equilibradas, em um ângulo reto de 90°, significa que o carro não precisa de alinhamento. Agora, se identificou um dos cambers — positivo, negativo ou desigual —, leve em uma oficina mecânica de sua confiança. O preço para a regulagem pode variar de 200 a 500 reais. 

Ajustar vs. trocar — Qual a melhor opção?

Alguns mecânicos e especialistas em automóveis são contra o ajuste do camber, simplesmente pelo fato de não ser encontrado na maioria dos manuais das montadoras de veículos a possibilidade de regulagem.

Portanto, o mais indicado é trocar a peça ao invés de desentorta-la. O item afetado pode ser o amortecedor, mola ou manga de eixo. 

Por via das dúvidas, não deixe de ir a um profissional de sua confiança, pois ele é quem indicará a melhor maneira de prosseguir com o problema. 

Agora que você já sabe o que é cambagem de pneus, fique de olho nas rodas do seu carro. Qualquer observação fora do padrão, entre em contato com seu mecânico.

Para mais assuntos assim, continue acompanhando o blog da OnMe Seguros!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recent posts

Recent comments