Início Sobre o Seguro Auto Posso Aumentar ou Diminuir o Valor da Minha Franquia de Seguro?

Posso Aumentar ou Diminuir o Valor da Minha Franquia de Seguro?

Author

Date

Category

Sim, você pode mudar o valor da franquia de seguro. Isso é permitido durante a renovação. Caso a seguradora ofereça contratos mensais, fica ainda mais fácil. 

Quer entender melhor o que significa mudar a franquia e como você pode fazer isso? Então, continue a leitura deste artigo!

Como alterar o valor da franquia de seguro?

Em geral, as seguradoras permitem que os clientes mudem a franquia de seguro e outros aspectos do contrato durante a renovação. Nas empresas tradicionais, é necessário consultar o documento que foi assinado para saber o que ele prevê. 

É possível, por exemplo, fazer um aditivo do contrato. Porém, para que tenha validade, as duas partes precisam assinar novamente o documento. 

Nas seguradoras modernas, é mais simples. Como elas realizam a renovação mensal, basta esperar o dia que o novo serviço passará a valer para fazer a alteração nos dados cadastrais. 

Além do valor da franquia, nesse caso, você também pode mudar a cobertura e a assistência. Até porque, as necessidades das pessoas se alteram e, por isso, é importante que haja flexibilidade na proteção do patrimônio. 

O que é o valor da franquia e quando vale a pena alterá-lo?

O valor da franquia de seguro é um custo que o segurado deve pagar em caso de sinistro, ou seja, quando o automóvel sofre algum prejuízo. Ele existe como uma forma de obrigar os motoristas a serem responsáveis e não se colocarem em risco à toa. 

A franquia pode ser de três tipos. São eles: 

  • básica: é a padrão e divide igualmente os gastos entre o motorista e a seguradora;
  • ampliada: o custo do seguro é menor, porque o motorista tem menos risco de se envolver em acidente. No entanto, caso ocorra, o cliente terá um gasto maior; 
  • reduzida: é o contrário. O seguro é mais caro, porque em uma situação de sinistro a empresa irá arcar com a maior parte das despesas. 

Imagine que você não tenha experiência no volante quando contratou o seguro auto. Conforme o tempo for passando, é natural que você se exponha menos aos riscos e melhore a sua performance nas ruas. 

Nesse caso, você pode trocar a franquia de reduzida para básica. Consequentemente, irá pagar menos mensalmente. 

O contrário também pode acontecer. No momento da contratação inicial, pode ser que você só dirigisse aos finais de semana e, por isso, não corresse tantos riscos. Porém, se tiver começado a pegar a estrada frequentemente, vale a pena trocar a franquia pela reduzida. 

Tem dúvidas sobre o valor da franquia de seguro e como as seguradoras modernas funcionam? Entre em contato com a OnMe Seguros. Teremos o maior prazer em atender você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recent posts

Recent comments