Além das coberturas para o próprio veículo, existe o seguro contra terceiros. Ele é um serviço que pode ser acionado em caso de acidentes, se o motorista que tiver a apólice for o responsável.
Para quem está pensando em contratar ou renovar o seguro, é importante entender essa proteção e o quanto ela é importante. Veja só!
O que é o seguro contra terceiros?
Também chamado de Seguro Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos, o seguro contra terceiros é regulado pela Susep. Ele cobre danos corporais e materiais que tenham sido causados pelo automóvel segurado.
Na prática, essa cobertura pode pagar, até o limite da apólice, os valores judiciais e extrajudiciais relacionados com o prejuízo ocasionado. Por exemplo: se a apólice cobre até R$ 20 mil, mas foi determinado o pagamento de R$ 15 mil, o motorista não precisa se preocupar.
No entanto, se o custo for maior, o condutor deverá desembolsar a diferença. Mesmo assim, o gasto ainda é pequeno, se comparado ao total que ele teria que pagar se não tivesse o seguro contra terceiros.
Coberturas do seguro contra terceiros
Existem três categorias de coberturas do seguro contra terceiros, sendo que duas são básicas e uma adicional:
- danos materiais: cobre os materiais que estiverem envolvidos no acidentes. Isso inclui os veículos e até fachada de uma casa, dependendo da situação;
- danos corporais: serve para gastos hospitalares e tratamento da vítima;
- adicionais: cobertura complementar que inclui indenizações judiciais.
Como é acionado esse seguro?
No momento em que acontece um acidente, o primeiro passo é identificar se há vítimas. Caso não tenha, as partes devem tirar os veículos da via. Depois disso, já é possível fazer um boletim de ocorrência.
Com esse documento em mãos, o segurado pode entrar em contato com a seguradora para saber quais são os próximos procedimentos. A seguradora tem um prazo de até 30 dias para pagar a indenização, após a entrega de todos os documentos.
Vale notar que o motorista não precisa pagar a franquia pelo acionamento do seguro contra terceiros. Por se tratar de uma indenização paga para outra pessoa, e não relacionado ao próprio veículo, não existe a cobrança.
Como contratar o seguro contra terceiros?
A contratação desse tipo de seguro pode ser feita no momento de assinatura da apólice ou durante a renovação. Nos dois casos, é importante prestar atenção ao valor de ressarcimento. Se o acidente envolver um gasto maior, o motorista deverá pagar à parte.
Na OnMe, você pode contratar o seguro que precisa com muito mais facilidade. Aproveite as vantagens que só uma seguradora moderna pode oferecer para a sua família!
Quer saber mais sobre como dirigir com segurança e contratar o seguro certo? Fique de olho nos nossos conteúdos!