Início Sobre o Seguro Auto É o Fim do Seguro DPVAT?

É o Fim do Seguro DPVAT?

Author

Date

Category

Em novembro de 2019, o governo anunciou uma Medida Provisória que acaba com o seguro DPVAT, responsável por indenizar vítimas de acidentes de carro. De acordo com o Ministério da Economia, o objetivo é diminuir os gastos por parte do setor público. 

Desde o começo deste ano, os motoristas não precisam mais pagar pelo seguro obrigatório. Entenda, na prática, o que representa essa decisão para os cidadãos e como será daqui para a frente!

As pessoas ficarão desassistidas sem o seguro DPVAT?

Assim que foi anunciada a extinção do seguro DPVAT, boa parte das pessoas começou a se questionar se poderia ficar desassistidas em caso de acidente. Segundo o próprio governo, isso não irá acontecer. 

A população brasileira ainda vai ter direito e acesso ao SUS — serviço que é gratuito para todos— além do INSS, responsável por auxílio-acidentes e aposentadoria em caso de invalidez. 

O que acontece com quem sofreu acidente até 2019?

As pessoas que sofreram acidente de carro até o dia 31 de dezembro de 2019, tem até o último dia de 2025 para solicitar a indenização. Por ser um processo burocrático, é importante não deixar para a última hora. 

Depois de 2025, a União assumirá as obrigações e direitos envolvendo o seguro DPVAT. Já o dinheiro arrecado que não for usado será repassado para uma Conta Única do Tesouro. A expectativa do governo é que, aproximadamente, R$ 5 bilhões vão para os cofres públicos.

Por que é importante ter seguro próprio?

O seguro DPVAT foi instituído na década de 1970, como uma forma de ajudar as vítimas de acidentes de carro. Porém, ele sempre teve algumas limitações. Por esse motivo, uma parte dos motoristas possui um seguro próprio.

Além disso, ter uma assistência particular é muito mais vantajosa, pois a cobertura é maior. Os seguros auto privados oferecem, por exemplo, coberturas para danos materiais e em caso de roubo e furto. 

Desse modo, vale a pena contratar uma proteção para o seu automóvel e, assim, garantir mais tranquilidade para toda a sua família. Esse serviço pode ser essencial em outras situações que não acidente. Já pensou se o veículo sofre uma pane no meio da estrada? Se a sua apólice cobrir essa situação, a seguradora é que cuidará de tudo. 

Na OnMe Seguros, você pode contratar o serviço  que deseja e pagar um valor justo por isso. Confira as coberturas disponíveis!

Quer saber mais sobre como proteger o veículo e dirigir com mais segurança? Continue no blog da OnMe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recent posts

Recent comments